Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Vamos falar sobre Meningite?

01/12/2023

A doença meningocócica ou meningite ocorre todo o ano no Brasil. Existem pelo menos 12 diferentes tipos de meningococo, separados em sorogrupos. Os sorogrupos A, B, C, W e Y são responsáveis pela maior parte das meningites bacterianas, sendo o sorogrupo C o mais frequente, porém, os casos de meningite meningocócica em menores de cinco anos geralmente são pelo sorogrupo B.

A doença é transmitida pelo contato com secreções respiratórias (tosse, espirros, beijo, etc.). É uma doença que progride rapidamente, podendo atingir o sangue, levando a um quadro de septicemia e atingir o sistema nervoso central, ocasionando meningite.

A meningite, por se transmitida por uma bactéria, pode acometer os indivíduos mais de uma vez. E a melhor prevenção é através de vacinas. No Brasil, são disponíveis três tipos de vacinas:

1. Meningocócica C – utilizada no Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo recomendada no calendário vacinal da criança em três doses: 3, 5 e 12 meses.

2. Meningocócica ACYW – recomendada no calendário do Programa Nacional de Imunizações para adolescentes com idade entre 11 e 14 anos. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que preferencialmente se utilize esta vacina no primeiro ano de vida (3, 5 e 12 meses) pelo seu maior espectro de proteção.

3. Meningocócica B – disponível somente na rede privada e recomendada no calendário da criança aos 3 e 5 meses com reforço após um ano de idade. Quando a vacina não é administrada no primeiro ano de vida, o esquema varia conforme a faixa etária.

Vale lembrar que a vacina das meningites não contém componentes vivos das bactérias, e por isso, ninguém pega meningite por meio da vacina.

Se você tem dúvidas quanto a doença e a vacina, converse com seu médico pediatra e tire suas dívidas. O importante é se prevenir.

Fonte: https://www.sbp.com.br/especia...

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web