Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Vacinas em bebês prematuros

09/09/2022

Um bebê prematuro é sempre motivo de muita preocupação para toda a família. Pois eles são mais vulneráveis a algumas infecções, pelo fato de o corpo e sistema imunológico não estarem 100%. Isso ocorre porque a maior parte das defesas (anticorpos) transferidas da mãe para a criança, durante a gestação, ocorre no último trimestre da gravidez e, por isso, prematuros, nascem em geral sem essa proteção. Além disso, há uma imaturidade do próprio sistema de defesa da criança em comparação com aquelas nascidas de uma gestação a termo.

Portanto o cuidado com essas crianças deve ser maior e as vacinas assumem um papel importante quanto a imunidade inicial.

As vacinas contra meningite, pneumonia, coqueluche, hepatite B, rotavírus, gripe e as demais vacinas do primeiro ano de vida devem ser aplicadas segundo a idade cronológica da criança, independentemente de seu peso ou idade gestacional. A prevenção das infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) também é fundamental, pois esse agente é o principal responsável pelas infecções pulmonares de crianças, em especial bebês prematuros, com quadros de pneumonias e bronquiolite associadas a ele.

Qualquer dúvida, procure o seu pediatra. 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web