Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Uso das telas

21/12/2023

O uso das telas entre as crianças e adolescentes são motivo de muitas perguntas, como: quanto tempo de uso é saudável? Deixo usar ou não? Qual a idade adequada para iniciar o uso de tela? Qual o impacto na visão?

Uma coisa é certa, não há como fugir da tecnologia, pois ela está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, por isso, o uso das telas precisa ser consciente e com responsabilidade.

Separamos algumas dicas e cuidados para você colocar em prática e assim, toda a família pode usufruir da tecnologia com consciência.

• Limitar o uso das telas: esse limite deve ser de acordo com a idade, crianças menores devem ter o uso reduzido, já um adolescente pode ter o tempo de tela maior.

• Não fazer uso de telas durante as refeições e uma ou duas horas antes de dormir, opte por um livro.

• Monitorar frequentemente os conteúdos acessados e conversas, não importa a idade, esse monitoramento deve ser feito com cautela.

• Converse com seu filho sobre limite de conteúdo para a idade dele. Hoje as plataformas já tem esse tipo de controle, basta você configurar.

• A maioria das crianças tem dificuldade de achar atividades, quando não estão com as telas. Por isso, a família deve sempre estimular outras atividades, inclusive ao ar livre.

• Há no mercado alguns aplicativos que facilitam a rotina dos pais em relação as telas, como monitorar e controlar o tempo, controle de conteúdo e acessos, e muito mais.

Para que tenhamos um bom convívio em relação as telas, os adultos devem dar o exemplo; seja referência para o seu filho e estabeleça os limites dos adultos também em frente às telas.

Fonte: https://www.sbp.com.br/imprens...

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web