Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

ODONTOLOGIA PARA BEBÊS

22/09/2015



Por Beatriz Helena Eger Schmitt

Os cuidados odontológicos devem começar cedo e vão além da higiene. Detectar alterações morfológicas e anormalidades precocemente podem impedir outros problemas, como dificuldades na alimentação, por exemplo.

A Odontologia para bebês contribui na formação de uma geração com menos problemas dentários, com mais qualidade de saúde bucal e mais consciente da importância da prevenção.

Atualmente, enfatiza-se o atendimento precoce, que se inicia antes do primeiro ano de vida, quando crianças de poucos dias ou meses de vida são levadas ao consultório odontológico para receberem os primeiros conselhos educativos ou para serem tratadas devido à existência de alguma alteração ou anomalia.

Seguindo essa tendência, é importante que profissionais da saúde, responsáveis pelo bem-estar geral da criança, tenham o conhecimento necessário sobre as características morfológicas da cavidade bucal considerada dentro dos padrões da normalidade ao nascimento. Por isso, é necessário saber reconhecer e diagnosticar de maneira segura e correta as anormalidades em estágios precoces a fim de orientar, alertar e tranquilizar pais e responsáveis e, quando necessário, indicar o tratamento adequado.

É importante explicar aos pais sobre as alterações e anormalidades que podem ser encontradas na cavidade bucal dos bebês e orientá-los se há necessidade de intervenções cirúrgicas, como no caso de freios e bridas com inserção inadequada, presença de dentes natais com mobilidade ou que tenham indicação de extração. Deve-se salientar que as alterações podem ocasionar limitações, como as dificuldades na alimentação, por isso a grande importância do diagnóstico precoce.

 Assim, caso não ocorra um atendimento especializado na maternidade, recomenda-se procurar orientação de um odontopediatra nos primeiros meses de vida do bebê.


Assuntos relacionados:

Visitas ao dentista: quando começar e qual a periodicidade

Uso de chupeta e problemas ortodônticos

Saúde bucal do bebê



Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web