Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Equoterapia para crianças

18/09/2019

A Equoterapia

A égua, seus movimentos tridimensionais, o ambiente natural e tranquilo, o carinho e a experiência profissional atuam como facilitadores na promoção e no desenvolvimento das habilidades físicas, psicológicas e sociais, através da equoterapia. A motivação, a superação e a afetividade são as palavras de ordem.

Associam-se os estímulos positivos tridimensionais do animal, o ambiente natural em que ele está inserido, os conhecimentos científicos, os objetivos da família e do paciente e o contato com os demais profissionais que o assistem. Cada praticante tem um plano de tratamento dinâmico, lúdico e positivo.

A sessão é dividida em três momentos. No primeiro momento, é feita a aproximação da equipe e do animal, com momentos de alimentação e cuidados de escovação, além da escolha de adereços, que se tornam instrumentos terapêuticos. Em seguida, acontece o montar, onde as atividades motoras, sensoriais, lúdicas e esportivas são os principais recursos a serem desenvolvidos, tanto na pista coberta quanto na aberta. Por fim, no terceiro e último momento, o apear, acontece a despedida e o contato com outros participantes que concluem as atividades. Muitas outras possibilidades ainda existem, incluindo vivências com o banho do animal e a sua condução à baia.

Os principais benefícios da equoterapia no Sitio da Lulu são:
• integração sensorial;
• controle postural e equilíbrio;
• motricidade fina e grossa;
• coordenação óculo-motora;
• ajustes tônicos e força muscular funcional;
• aumento funcional das amplitudes articulares;
• percepção e organização corporal e espaço-temporal;
• aprendizado, concentração e rotina de ações funcionais e objetivas;
• autoconfiança e capacidade de decisão;
• comunicação, memória e socialização;
• afetividade, regras de segurança e disciplina.

O que é o Parque Sensório-Motor

O parque sensório-motor proporciona vivências, prazeres, desenvolvimento e aprendizado de capacidades e habilidades motoras e sociais junto à natureza. Através de atividades estruturadas e não estruturadas é possível experimentar e desenvolver o aprendizado individual e coletivo.

As atividades são desenvolvidas em propostas atuais e inovadoras, de forma individual ou em grupos de semelhantes habilidades ou não. Dessa forma, serve como ferramenta da fisioterapia neurofuncional (de maneira individual ou em pequenos grupos), em grupo de vivências e habilidades motoras e sociais.

Já conhece o Sítio da Lulu?

O Sítio da Lulu é o aprimoramento e a concretização de um sonho que teve início a quase 20 anos atrás. Um espaço tranquilo, em contato com a natureza, que proporciona tratamento e desenvolvimento de habilidades. Através da ciência, do lúdico, do acolhimento e do amor, as crianças, os adolescentes, os adultos e suas famílias conseguem expor suas potencialidades em vivências na fisioterapia neurofuncional, na equoterapia, no parque sensório-motor, através das trocas de experiências entre famílias e profissional.

Beneficiam-se bebês, crianças, adolescentes e adultos que apresentam alguma falha no processo do desenvolvimento normal, transtorno do espectro autista TEA, transtorno do desenvolvimento da coordenação TDC, alterações posturais, sequelas de traumatismos cranianos, lesões medulares, paralisia cerebral, síndrome de down, síndromes raras, doenças degenerativas, mielomeningocele, dentre outras condições.


Para conhecer acesse as redes sociais deles e entre em contato.
Site: https://sitiodalulu.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/sitiodalulu/
Instagram: https://www.instagram.com/sitiodalulu/
Telefone: (47) 99968-1908
Thais Regina Frata Fernandes
Fisioterapeuta - Crefito 10/35.482-F

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web