Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

BAIXA ESTATURA NA INFÂNCIA: quais as causas e o que fazer

01/09/2014

BAIXA ESTATURA NA INFÂNCIA


 

É comum nos depararmos com preocupações acerca da estatura da criança.

A baixa estatura na infância se dá quando a altura da criança está abaixo da média populacional ou abaixo do alvo estatural, que é estimado com base na altura dos pais.

Influenciam na estatura de uma criança fatores intrínsecos, como hereditariedade e funcionamento do sistema neuroendócrino e fatores extrínsecos, como ambiente e nutrição.

Dentre as principais causas da baixa estatura estão:

Desnutrição
Nos primeiros dois anos de vida o componente nutricional é o mais importante para um crescimento e desenvolvimento adequados.
 

Doenças
Doenças do estômago, do intestino, dos rins, do coração, do pulmão e genéticas.


Doenças endócrinas

Doenças endócrinas como hipotireoidismo, excesso de corticoides e a deficiência do hormônio do crescimento. A partir dos dois anos de vida até o início da puberdade o hormônio do crescimento, juntamente com o fator nutricional, assume sua maior importância.


Retardo constitucional do crescimento

As crianças apenas atrasam o início do estirão do crescimento (momento na puberdade em que crescem rapidamente), mas acabam crescendo mais tempo que os demais.
 

As crianças com baixa estatura confirmada devem ser encaminhadas para um Endocrinologista Pediátrico que deverá investigar todas as possíveis causas, além de classificar corretamente o que é normal e o que é patológico.
 

Dra. Mariana Carla Schmitt
Endocrinologista Pediátrica da Clínica Mario Celso Schmitt

 

 

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web