Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

10 perguntas mais frequentes nos consultórios

20/01/2020

Toda consulta com o pediatra gera um milhão de dúvidas para os pais. E isso é normal, sendo com o primeiro ou demais filhos. Cada criança se desenvolvendo de uma forma e tem suas particularidades.

Para ajudar aos papais, separamos algumas das dúvidas mais frequentes que aparecem no consultório.

Em qual posição a criança deve dormir no berço?
Estudos para morte súbita em bebês comprovaram a diminuição do risco de morte em crianças que dormiam de barriga para cima. Dessa maneira, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que bebês sejam colocados no berço de barriga para cima.


Após o desmame, quais os primeiros alimentos que devem ser incluídos na dieta infantil?
Em geral, a alimentação complementar da criança é iniciada após o sexto mês de ida, e através de frutas in natura e papas de legumes, contemplando a pirâmide alimentar, composta por sais minerais, verduras, legumes, proteínas e gorduras.


Como saber a quantidade correta de amamentação?

Não há como saber a quantidade correta de amamentação. Em geral, sintomas clínicos, ganho de peso, crescimento adequado e funções fisiológicas presentes são indicativos de uma quantidade de volume de leite materno suficiente para o bebê.


É normal ter refluxo?
Quando falamos de refluxo e regurgitações, devemos ter em mente que a maioria das crianças apresenta regurgito e refluxos com frequência, e é um estado fisiológico que melhora muito à medida que a criança cresce. Cerca de 90 % dos casos de refluxo são fisiológicos.


Por que agasalhar o bebê pode causar febre e desidratação?
O excesso de roupa pode produzir e armazenar calor e criar uma “falsa” febre. Por isso, diante de uma criança com febre, é importante verificar se ela está com roupas confortáveis e que não acumulem ou armazenem calor.


Há um número razoável de resfriados que a criança pode pegar durante o ano?
Estudos mostram que crianças saudáveis podem ter até 10 infecções no ano, principalmente aquelas que frequentam escolas, berçários e creches desde muito cedo.


Existem vacinas que devem ser ministradas especificamente em clínicas particulares e outras que podem ficar a cargo dos postos de saúde?
O calendário vacinal proposto pelo Ministério da Saúde contempla uma grande parte das vacinas que se encontram no mercado, mas existem vacinas que somente são realizadas em clínicas privadas. É importante seguir as recomendações do pediatra e, na medida do possível, fazer as vacinas que porventura não estejam no calendário do governo.


Até qual idade não é errado utilizar chupeta?
A criança, especialmente em seu primeiro ano de vida, tem uma necessidade fisiológica de sucção. Além da amamentação, que garante a sua sobrevivência, a sucção também promove a liberação de endorfina, um hormônio que produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando uma sensação de prazer e bem-estar ao bebê. De acordo com o Ministério da Saúde, a idade que deve ser estabelecida como limite para a o uso da chupeta é 3 anos, mas sua eliminação deve ser iniciada por volta dos 2 anos para um melhor desenvolvimento da arcada dentária. Em estudo de revisão multidisciplinar publicado no Jornal de Pediatria em 2009, buscou-se na literatura prós e contras do uso de chupeta e chegou-se à conclusão final de que foram encontrados mais efeitos deletérios do que benéficos. Desta forma, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais tenham claramente esta visão de “prós e contras” do uso da chupeta, para que, junto ao seu pediatra, possam tomar uma decisão informada quanto a oferecê-la, ou não, aos seus bebês.


Quando incluir a pasta dental com flúor na limpeza bucal?
A maioria dos cremes dentais indicados para a faixa etária 0 a 5 anos não contém flúor, mas a Academia Americana de Pediatria orienta que os primeiros dentes dos bebês devem, sim, ser higienizados com cremes que possuem esse elemento na fórmula. No Brasil, a pasta com flúor tem seu uso orientado a partir dos seis anos de idade ou até mesmo por crianças menores que corram um risco maior de ter cárie. A Sociedade Brasileira de Pediatria, em concordância com as recomendações da Academia Americana de Pediatria, recomenda que crianças a partir do primeiro dente usem uma escova macia e uma quantidade de pasta que equivale a um grão de arroz.


Quando a criança deve aprender a lidar com dinheiro?
O processo de aprendizado deve começar assim que a criança entenda o que é o dinheiro e para que ele serve, o que ocorre a partir dos 3 anos de idade. Os pais podem estimular a poupança com os antigos cofrinhos, mais conhecidos como porquinhos. É gratificante, pois as crianças poderão conseguir comprar o que quiserem com as economias.

Caso a família tenha alguma dúvida, ela deve sempre ter reportada ao pediatra da criança. Ele está preparado para as mais diversas situações e poderá indicar o melhor a se fazer.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web