Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

VISITAS AO DENTISTA: QUANDO COMEÇAR E QUAL A PERIODICIDADE

20/08/2014




VISITAS AO DENTISTA: QUANDO COMEÇAR E QUAL A PERIODICIDADE


A primeira consulta deve acontecer logo no nascimento para uma avaliação da cavidade oral do recém-nascido a fim de verificar alguma alteração de arcada, freios, obliteração de glândulas salivares, entre outras coisas. Existem exercícios, incluindo a maneira de amamentar, que minimizam desvios existentes. Também é o momento de passar aos pais orientações sobre os cuidados com a higiene.

A segunda consulta da criança deve acontecer aos seis meses de vida, quando, em geral, aparecem os primeiros dentinhos. Vale ressaltar que o trabalho do odontopediatra deve ser preventivo e lúdico, contribuindo para evitar traumas futuros causados por tratamentos mais graves que, desse modo, poderão ser evitados.

A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que a periodicidade das visitas seja determinada por um profissional, levando em conta o risco apresentado pelo paciente de desenvolver alguma doença. A recomendação básica é que, dos 12 aos 36 meses, aconteça uma consulta a cada três meses para o acompanhamento do desenvolvimento da primeira dentição. Posteriormente as consultas devem ser semestrais, para os pacientes controlados.
 

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web