Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

ROUPA NOVA PRECISA SER LAVADA ANTES DO USO

19/10/2015

De acordo com o departamento de Alergia e Imunologia da SBP o cuidado com a higienização das roupas novas faz parte das medidas de proteção do bebê e da criança. Assim, todas as peças de roupa, seja qual for a fibra, textura ou finalidade, devem ser devidamente higienizadas.

Há várias substâncias tóxicas que podem estar presentes na roupa como corantes azoicos nos fios do tecido, metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, formaldeído e pesticidas nas fibras do algodão. Tais substâncias em contato com a pele podem causar danos à saúde. Tecidos com mais estampas e cores são aqueles que potencialmente são os mais nocivos. As reações podem ser imediatas, como irritação da pele, vermelhidão e prurido (coceira) no corpo, principalmente áreas de maior transpiração e atrito, dobras de membros superiores e inferiores, ou reações tardias e mais graves com comprometimento de outros sistemas (renal e nervoso).

Para a lavagem, as roupas devem ser separadas em grupos, de acordo com tecido, cor, textura e finalidade. A higienização deverá ser com detergente neutro e vários enxagues, o que permite remover ao máximo os produtos químicos presentes no tecido. A roupa também deverá ser centrifugada e bem seca para evitar umidade entre as tramas, o que favorece o surgimento de fungos e ácaros.


Fonte: Departamento de Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria
 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web