Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR ACIDENTES POR SUBMERSÃO

10/02/2016


Fonte

 


Os acidentes por submersão, também conhecidos como afogamentos, estão entre os principais causadores de óbitos em crianças menores de quatro anos mas as crianças maiores também são vítimas de tais acidentes. A melhor forma de evitá-los é a prevenção, assim listamos as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Vale a pena conferi-lás.

Crianças menores que 4 anos de idade devem ser afastadas de qualquer reservatório de líquidos (baldes, banheiras, vaso sanitário, tanques e piscinas). Estes deverão ser esvaziados após o uso. Nesta mesma faixa etária aulas de natação não são a prova de submersão. Elas nunca deverão permanecer sozinhas na banheira.

A criança maior deve aprender a nadar e conhecer regras de segurança de piscinas, assim como, de parques e esportes aquáticos. Sempre deverão ser educados a evitar brincadeiras agressivas à beira de piscinas, lagos e rios. Nunca ingerirem álcool e/ou drogas. Devem ler e respeitar avisos de segurança em locais públicos como praias. Nunca desafiar seus próprios limites.

Em praias procurar locais onde haja salva-vidas, e não mergulhar em águas turvas; procurar nadar longe de cais, embarcações, rochas e correntezas.

Em lagoas e represas geralmente se desconhece sua profundidade e eventuais buracos. Piscinas e similares devem ser adequadamente cercadas (1,5m de altura e espaço entre grades menor ou igual a 12 cm) e de preferência com portão e tranca.

A presença de brinquedos dentro da piscina é atrativa que deve ser evitado.

Lembrar ao construir sua piscina residencial que o objetivo é de lazer, não justificando grandes profundidades. Todo construtor com responsabilidade conhece e tem normas técnicas de segurança a cumprir.

No banho de seu bebê tenha tudo em mãos (toalha, sabonete, roupa) para não se ausentar do local.

Em passeios de barcos e afins use sempre o colete salva vidas que é mais seguro que flutuadores (bóias de braço, câmara de pneu,prancha).

Procure esvaziar todos os reservatórios líquidos (baldes,piscinas de lona) ou tampá-los,crianças pequenas podem se afogar em camadas líquidas de 5 cm. A presença de um adulto responsável sempre será fundamental.

Embora não se comprove a eficácia das lições de natação em prevenir afogamentos, todo esporte é saudável e deve ser incentivado.


Fonte: Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP.

Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web