Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

PAPINHAS SALGADAS: QUANDO E COMO COMEÇAR

31/07/2014
               
 
As mudanças na alimentação ocorrem de forma gradativa e a primeira papa salgada deve ser oferecida entre o sexto e o sétimo mês de vida da criança. A papa deve ser preparada da seguinte forma: para cada três partes de alimento base (cereal ou tubérculo), colocar uma parte de alimento protéico (origem animal), uma parte de leguminosas e uma parte de hortaliças (confira tabela de alimentos abaixo).
 
O óleo vegetal e o sal devem ser usados em menor quantidade e é preciso evitar os temperos industrializados. A fim de manter as propriedades nutricionais o alimento deve ser amassado ou liquefeito na hora do almoço ou jantar.
 
A partir dos sete ou oito meses de idade, a segunda refeição salgada é introduzida para que a oferta calórica seja mais adequada à criança. Nesta fase, os alimentos não precisam ser tão amassados, em forma de papa.
 
Enquanto a criança ainda é amamentada, além do leite materno, deverá receber mais três refeições ao dia, sendo duas papas salgadas e uma de fruta. Para a criança que não é amamentada o número de refeições deve ser de seis ao dia: duas papas salgadas, uma de fruta e três de leite.
 
Lembre-se, a introdução de qualquer alimento deve ser conduzida respeitando a aceitação, a adaptação e o desenvolvimento de cada criança.

TABELA DOS ALIMENTOS

Cereal ou tubérculo

Proteína animal

Leguminosas

Hortaliças

Arroz

Milho

Trigo(macarrão)

Centeio

Aveia

Batata

Batata-doce

Mandioca

Mandioquinha

Inhame

Beterraba

Cará

Cenoura

Salsa

Nabo

Rabanete

Alho

Cebola

Carne de boi

Vísceras

Frango

Ovos

Peixe

Feijão

Soja

Ervilha

Lentilhas

Grão-de-bico

Acelga

Agrião

Almeirão

Radite

Cebolinha

Couve

Escarola

Repolho

Repolho

Rúcula

Espinafre

Alface

Salsinha

Couve-flor

Brócolis

Aipo

Alho-poró

Aspargo

Salsão

Pimentão

Abóbora
Abobrinha

Moranga
Tomate
Cogumelo

Chuchu
Quiabo
Vagem
Berinjela



Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web