Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Leite Materno e a percepção do dia para o bebê

09/08/2019

Psicólogos da University of Southern California, nos Estados Unidos, descobriram que o leite materno traz outro benefício muito importante para o desenvolvimento do bebê. Com o decorrer do tempo, ele é capaz de fornecer aos bebês informações sobre a hora do dia.

De acordo com os pesquisadores, o leite vai mudando ao longo do dia, onde a mãe é capaz de produzir um leite mais enérgico durante o dia e no período noturno mais calmante. Por exemplo, os níveis de cortisol, hormônio que promove o estado de alerta, é três vezes maior pela manhã do que à noite. Já a melatonina, hormônio que promove o sono, quase não é detectado no leite diurno.

Os bebês não nascem com as noções de dia e noite, essas percepções vão sendo criadas no decorrer das primeiras semanas de vida do bebê, através da luz do dia e a escuridão da noite. Claro que há exceções, onde alguns bebês tem complicações na digestão dos alimentos, causando distúrbios como cólicas mais frequentes, principalmente no período noturno.

Devemos ficar atentos também, que com o passar do tempo, muitas mães voltam ao trabalho e o leite materno nem sempre é ingerido da mama, podendo ser oferecido em horários diferentes. Dessa forma, o leite diurno pode acabar sendo oferecido para a criança no período noturno. Um dica para que o leite seja oferecido de acordo com período, é realizar marcações nos potes de armazenamento, assim a pessoa que for oferecer vai saber qual leite deve ser ingerido em cada período.



Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2019/08/crononutricao-leite-materno-fornece-informacoes-sobre-hora-do-dia-para-os-bebes.html
 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web