Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

INCENTIVO A LEITURA: CAMPANHA NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

22/10/2017

Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento. É nesse período que a formação de conexões cerebrais é mais propícia. Além disso, há cada vez mais evidências de que a arquitetura do cérebro é construída a partir das experiências vivenciadas. Por isso, é muito importante oferecer cuidado, afeto e estímulos o mais cedo possível à criança, até mesmo durante a gestação, para que ela possa desenvolver de forma plena habilidades como pensar, falar e aprender.

Um dos principais estímulos que pais e cuidadores podem oferecer à criança desde a gestação até os 6 anos é a leitura. Ela é tão importante que se tornou uma recomendação médica no exterior e no Brasil.

O objetivo da campanha “Receite um Livro” é mobilizar os médicos pediatras a estimularem a leitura parental para – e com – as crianças de zero a seis anos como forma de promover o desenvolvimento infantil integral.

A campanha busca o apoio dos pediatras através de uma publicação específica para eles: “Receite um livro: Fortalecendo o desenvolvimento e o vínculo”, que traz conteúdo atualizado e baseado em evidências científicas sobre os impactos da leitura no desenvolvimento infantil, bem como orientações de como incluir o estímulo à leitura na prática clínica.

Fazendo parte do programa, neste caso voltado para as famílias, está o kit de livros do Programa Itaú Criança, uma iniciativa que distribui livros gratuitamente para famílias por meio do site: www.itau.com.br/crianca. Você pode entrar, cadastrar-se e receberer os seus na sua casa. 

Os pediatras foram convidados a incentivarem a campanha por serem figuras estratégicas no acompanhamento do crescimento da criança e por terem influência positiva sobre as famílias. O modelo segue o exemplo de profissionais e/ou instituições que já realizam o estímulo à leitura em sua rotina, dicas de acesso à livros, conteúdo científico, entre outras informações relevantes sobre o tema.

Aqui na Clínica Mário Celso Schmitt nós adoramos a ideia, apoiamos a campanha e incentivamos vocês, mamães e papais a lerem cada dia mais para e com os seus filhos. 

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web