Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: BRONQUIOLITE

27/07/2016



A bronquiolite é uma doença respiratória aguda, que provoca chiado no peito em crianças menores de dois anos de idade. Os principais causadores da bronquiolite são os vírus respiratórios, que atacam principalmente nos meses de outono e inverno.

 

Sintomas

Junto com o chiado no peito podem vir a tosse e a dificuldade para respirar. Em muitos casos, os bebês melhoram espontaneamente entre cinco ou sete dias. Porém, em casos mais graves, quando a dificuldade respiratória é muito intensa, pode ser necessária internação hospitalar. São mais sensíveis ao quadro mais grave da doença os bebês prematuros, com baixo peso, com doença cardíaca congênita ou algumas outras doenças crônicas como Síndrome de Down e Doença Pulmonar da Prematuridade.
Dependendo do tipo de vírus, a bronquiolite pode vir junto com faringites, amigdalites, conjuntivite viral ou laringite aguda.



Contaminação

A bronquiolite é a causa mais frequente de internação hospitalar no primeiro ano de vida. Os vírus respiratórios são transmitidos por contato direto com secreções respiratórias, ou mesmo pelo contato com as mãos de pessoas contaminadas ou objetos. Muitos vírus respiratórios têm a facilidade de viajar pelo ar a partir de saliva e de espirros. Assim, onde circula uma pessoa doente, espirrando e tossindo, muitos locais podem estar contaminados, como, por exemplo,maçanetas, mesas, teclados, etc.



Lembre-se
Se seu filho apresentar os sintomas acima descritos, procure seu pediatra para uma avaliação especializada. A automedicação pode acarretar outros problemas, nesse caso específico, como a asma e o refluxo gastro-esfágico.


Cuidados para reduzir o risco de bronquiolite
• Evite ambientes fechados e aglomerações.
• Evite creches e escolinhas para bebês menores de um ano.
• Lave as mãos com frequência.
• Sempre lave as mãos ao chegar em casa.
• Sempre lave as mãos antes de ter contato com bebês pequenos ou prematuros.
• Evite contato de pessoas resfriadas ou gripadas com bebês menores de 2 anos.
• Faça a vacina da gripe (Influenza) anualmente.
• Se seu bebê é prematuro e nasceu com menos de 28 semanas de gestação, informe-se sobre a imunização (prevenção) com Palivizumabe.

Fonte:
Departamento Científico de Pneumologia da SBP

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web