Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

CUIDADOS PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS NO VERÃO

20/11/2015

 


Com o calor e o aumento da exposição solar os cuidados com a saúde das crianças devem ser redobrados. Selecionamos dicas importantes para que seu filho possa aproveitar o melhor do verão, com saúde.

Exposição solar
O sol entre 10h e 16h, quando a radiação é mais intensa, não é recomendado.
A utilização de protetor solar é indispensável, ele deve ser passado meia hora antes da exposição e repassado a cada duas horas. Os mais indicados são os que possuem fator de proteção 30 (FPS 30) ou superior, os chamados bloqueadores solares.
Proteja a criança com chapéus e bonés. Um bom chapéu deve proteger orelhas, nariz e lábios.
Bebês com menos de seis meses não devem usar protetor solar e devem ser mantidos fora do sol. Verifique se há sombra total no carrinho e na cadeirinha do carro.
Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina, por isso cuidado também com os dias nublados.
As roupas também podem ser uma barreira contra a radiação ultravioleta, são uma opção para a prática de atividades esportivas, situações de difícil reaplicação do protetor solar e em crianças com menos de seis meses.

 

Problemas de pele
Não recomenda-se deixar a criança sem roupas pois o contato com a areia e cadeiras sujas podem ocasionar problemas de pele e no trato geniturinário.
 

Hidratação
Ofereça água natural, sucos, chás e água de coco regularmente. Não espere a criança pedir líquidos. É necessária a ingestão diária de pelo menos dois litros.
A diarreia pode desidratar rapidamente a criança, assim lave as mãos após usar o banheiro, antes de preparar os alimentos e lave frutas e verduras com água filtrada.
A desidratação é caracterizada por lábios e boca seca, falta de elasticidade da pele e diminuição da urina. Se os sintomas aparecerem a hidratação deve começar imediatamente, com soro caseiro, antes mesmo de chegar ao pediatra.
Use roupas leves e soltas para permitir maior ventilação e evaporação do suor.

 

Alimentação
Consumir mais legumes, grelhados e frutas, principalmente melancia, melão, pêra, maçã que são mais hidratantes. Frutas e legumes ricos em caroteno deixam a pele mais protegida contra os raios solares.
Evitar frituras e alimentos prontos comprados fora de casa ou na praia, com o calor as comidas estragam rapidamente.

 

Picadas de insetos
O calor traz também um maior número de insetos. Para proteger as crianças podem ser usados os repelentes elétricos e os específicos para passar na pele das crianças. Dê preferencia aos desenvolvidos em farmácias de manipulação com citronela, são mais naturais. Só verifique antes com o seu pediatra para ver se a criança pode ou não usar.
 

Acidentes
Nunca deixe a criança sozinha perto da água e utilize bóias.
O calor também favorece a prática de atividades ao ar livre, por isso são comuns acidentes com bicicleta e patins. Utilize sempre o kit de segurança composto por capacete, cotoveleira e joelheira.

 

Ouvidos e olhos
É comum entrar água no ouvido da criança após banho de piscina ou mar, se quiser tampar o ouvido da criança use algodão embebido em óleo (pode ser de cozinha). Se ocorrer dor de ouvido recomenda-se levar ao médico.
A areia, o sal e o cloro podem irritar os olhos da criança. Lave com água fervida e fria, caso não melhore procure o pediatra.

 

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web