Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

CUIDADOS COM O COTO UMBILICAL

12/01/2016

 

Durante a gestação o cordão umbilical liga o bebê à mãe. Logo após o nascimento, o cordão é pinçado e cortado e pelo obstetra. A seguir, é colocado um "clamp" de plástico pelo pediatra, o qual é removido antes da alta hospitalar, porém uma pequena parte do cordão, que chamamos de coto umbilical, permanece. Ele requer cuidados simples até a sua queda.

- A mamãe deve lavar as mãos devidamente antes de fazer a higiene do coto umbilical. A limpeza deve ser realizada antes da troca da fralda para evitar contaminação.

- O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

- Na hora do banho o coto pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro.

- Após o banho limpar o coto umbilical suavemente, com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga. Retire qualquer secreção existente e enquanto o algodão sair escuro repita a limpeza com novo algodão. Utilize uma gaze para secar cuidadosamente. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.

- Não utilize faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região. Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical.

- Após a queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização.

- Não use mercúrio ou merthiolate. Eles intoxicam. O mercúrio camufla a intoxicação em função da cor.

- Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, com secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado imediatamente.

- Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado.

- Pode surgir também uma protuberância abaixo do umbigo conhecida como hérnia umbilical. Dificilmente causa problemas e desaparece aos poucos, geralmente antes da criança completar cinco anos.

- O umbigo não deve ser comprimido e o local deve ficar arejado.


Fonte: 
Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP


 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web