Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Como manter a amamentação após o fim da licença-maternidade

30/10/2019

O fim da licença maternidade não é uma adaptação fácil para a mamãe e muito menos para o bebê, pois são meses de aproximação, conhecimento, carinho e amor. A rotina irá mudar completamente e a amamentação é uma questão que gera dúvidas em muitas mães, afinal, vou conseguir continuar amamentando exclusivamente até os 6 meses? Vou precisar complementar com outro leite? Será que o bebê vai se adaptar? As dúvidas serão imensas, mas o importante é encontrar o melhor jeito para que você e seu filho mantenham o vínculo materno e afetivo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado é que o aleitamento materno seja exclusivo até os 6 meses de idade, missão essa complicada já que a licença-maternidade padrão no Brasil é de 4 meses.

A dúvida maior sem dúvida é quanto a continuidade da amamentação. Existe uma lei (artigo 396 da CLT) que permite dois descansos de até meia hora para amamentar o seu filho. Se o seu trabalho ou a creche forem longe, é possível juntar estes dois períodos e diminuir o expediente em uma hora. Não é o ideal, mas é uma opção.



Abaixo listamos algumas dicas para que você planeje a volta ao trabalho e possa ajustar a nova rotina a sua vida de mãe.

  • Comece a se organizar com antecedência para ter leite ordenhado e estocado, mas cuidado para não deixar o leite muito tempo congelado (você pode procurar um banco de leite da sua cidade para tirar as dúvidas quanto a ordenha e armazenamento do leite);
  • A ordenha pode acontecer uns 15 dias antes do retorno ao trabalho, um pouco em cada seio, em torno de 15 minutos, após, o leite deve ser congelado em frascos já na quantidade ideal para o seu bebê, não esquece de sempre anotar a data que o leite foi ordenhado, ele tem validade de 15 dias congelado;
  • Você pode utilizar uma bomba manual ou elétrica para retirar o leite, é possível alugar as bombas elétricas também em locais especializados.
  • Para o bebê que se alimenta exclusivamente no seio, a forma ideal de oferecer o leite ordenhado é no copinho, inicie essa nova forma de alimentação uns 15 dias antes à volta ao trabalho;
  • Durante esses 15 dias, reveze com outra pessoa para ofertar ao seu filho o leite, assim ele vai se acostumando a nova forma e pessoas;
  • Você deve ofertar o seio antes de sair para o trabalho e na volta como achar necessário;
  • Atenção: O leite congelado tem validade de 15 dias. Caso você não tenha um frasco do tamanho ideal para uma mamada e tenha que armazenar em frasco maior, o leite pode ser descongelado na geladeira e utilizado por até 12 horas desde a entrada na geladeira. Uma vez aquecido o leite, ele não pode ser resfriado. Importante: O congelamento deverá ser feito em frascos de vidro com tampa plástica esterilizados.

Mas não se frustre caso não dê certo. O vínculo maior e mais importante com o seu filho é o AMOR. Aproveite cada minuto que estiver com ele.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web