Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

CHUPETA: O QUE TODA MÃE (E PAI) DEVEM SABER

05/10/2015



É importante que os pais tomem conhecimento dos sérios problemas ocasionados pelo uso da chupeta.  

1. O uso da chupeta pode causar o desmame precoce. O bebê pode deixar de sugar o peito por causa da chupeta. A posição da língua na amamentação é diferente da posição de quando se suga a chupeta. Sugar a chupeta é mais fácil, assim, na hora da amamentação o bebê colocará a língua na posição da sucção da chupeta e poderá não conseguir retirar o leite.

2. A sucção da chupeta deixa os músculos das bochechas, lábios e língua flácidos e sem força. Isso trará prejuízos na mastigação e deglutição. O desenvolvimento da fala também poderá ser afetado já que a criança não terá força suficiente na musculatura para executar alguns sons.

3. O uso da chupeta também poderá causar alterações esqueléticas na boca e na face. A criança fica com os dentes tortos e com a face desarmônica, isto é, um lado do rosto diferente do outro, contribuindo ainda mais para a dificuldade de mastigar, deglutir e falar.

4. Provoca maloclusão dentária. Mordidas abertas, mordidas cruzadas, maloclusão entre outras alterações dentárias são associadas ao uso de bicos artificiais.

5. A chupeta também altera a respiração. O uso da chupeta faz com que a criança respire pela boca trazendo alteração de postura, sono agitado, com ronco, deixando a criança cansada, sem vontade de brincar, desatenta.

Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web