Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

BENEFÍCIOS DO ABRAÇO PARA A SAÚDE

22/05/2015



Dia 22 de março é o “Dia Internacional do Abraço”. Para lembrar a data selecionamos os principais benefícios do ABRAÇO para a saúde.

Um abraço aproxima, acolhe, dá segurança, é gostoso, pode gerar empatia e melhorar o entendimento entre as pessoas. Além disso, vários estudos apontam para os benefícios que os abraços apertados podem proporcionar à saúde. Confira alguns deles.



1. Aumenta os níveis de oxitocina, que curam sentimentos de solidão, isolamento e raiva.

2. Eleva os níveis de serotonina, que melhoram o humor e geram felicidade. Válido para abraços longos.

3. Contribui para a autoestima. Toques recebidos de nossos pais e familiares quando nascemos e enquanto crescemos demonstram que somos amados e queridos. As associações de autoestima e a sensação tátil de nossos primeiros anos são arraigadas em nosso sistema nervoso mesmo quando somos adultos.

4. Relaxa os músculos e libera a tensão no corpo. Abraços podem tirar a dor, ou acalmá-las, aumentando a circulação.

5. Reduz o estresse e a pressão arterial. O contato físico com outras pessoas pode ajudar a reduzir o estresse. Além disso, abraçar aumenta os níveis de oxitocina que pode diminuir pressão arterial.

6. Fortalece a ligação entre mães e bebês. A ocitocina, hormônio liberado durante o abraço, está intimamente ligada ao parto e a amamentação e, segundo um estudo, tem um papel biológico na ligação entre mãe e bebê.

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web