Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

BANHO DO BEBÊ: PRECISA LAVAR A CABEÇA TODOS OS DIAS?

03/06/2015

Principalmente nos primeiros meses de vida o bebê deve estar impecavelmente limpo para evitar doenças e contaminações. Lavar a cabecinha todos os dias faz parte da higiene e dos cuidados diários com o bebê. Independente da quantidade de cabelo, o recém-nascido pode, e deve lavar a cabeça todos os dias até um ano de idade.

Nos primeiros dias de vida é comum que o couro cabeludo fique oleoso devido ao hormônio estrogênio que recebe na barriga da mãe. Com o passar dos dias a oleosidade deve desaparecer naturalmente.

É normal aparecerem crostas no couro cabeludo, trata-se de resíduos que ficam grudados na cabeça após o parto. Assim, nos primeiros banhos, você pode usar um pouco de óleo infantil para amolecer essas crostas, antes de aplicar o shampoo.

Como proceder para a lavagem

Recomenda-se lavar a cabeça do recém-nascido ainda fora da banheira, com o corpinho enrolado em uma toalha para que ele não sinta frio. Você deve incliná-lo sobre uma bacia segurando o corpinho no braço e a cabeça na mão esquerda, deixando a mão direita livre.

Comece jogando uma pequena quantidade de água de frente para trás. Nessa hora, proteja os ouvidos com os dedos polegar e anular da mão que apóia a cabeça. Isso é muito importante para evitar que a água entre no ouvido.

Para lavar o cabelo do bebê você poderá usar uma pequena quantidade de shampoo infantil ou sabonete líquido neutro, que não irritam os olhos da criança. Nessa idade não é preciso esfregar ou massagear a cabecinha. Apenas passe a mão levemente sobre a penugem. Enxague bem os fios até tirar todo resíduo do produto. Para secar, apenas pressione levemente uma toalha macia sobre a cabeça.

Leia também: Cuidados com o banho do bebê

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web