Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Acidentes de trânsito. Todo cuidado é pouco.

13/12/2019

As crianças não tem noção do perigo quando estão expostas em locais abertos, como ruas e estacionamentos, por exemplo. Elas ficam vulneráveis pois não conseguem ver ou escutar um carro chegando e também não tem a capacidade de calcular a velocidade e o tempo em relação aos veículos em movimento. Assim como os motoristas também não conseguem ver elas em espelhos de carros e ficam fora do campo de visão por serem muito pequenas.

A legislação brasileira mudou em relação ao uso obrigatório da cadeirinha no carro. Mas o seu uso é imprescindível para evitar acidentes. O uso das cadeirinhas, bebê conforto e assentos de elevação, reduzem em até 71% a chance de morte de uma criança em caso de acidente de trânsito.

Então, mesmo que a obrigatoriedade não seja mais uma regra, o uso desses dispositivos deve ser feito conforme a lei que determinava o uso dos mesmos.

Você também pode tomar alguns cuidados para prevenir os acidentes de trânsito. Tais como:

- Nunca saia de carro com as crianças sem usar o cinto de segurança e dispositivos necessários, não importa se for somente até a esquina.
- Fique atento as instruções de uso das cadeirinhas, bebê conforto e assentos de elevação.
- As crianças só devem ser transportadas no banco dianteiro após os 10 anos.
- Use e ensine sempre a criança a atravessar na faixa de pedestre.
- Sempre dê a mão para a criança enquanto estiverem caminhando.
- Ensine a criança como funciona o semáforo, os sinais de trânsito e que ela deve olhar sempre para os dois lados da via.
- Diga a criança que sempre que desembarcar de um ônibus, van ou carro, que passe sempre atrás ou espero o veículo se afaste.
- Se a criança fizer uso de bicicleta, patinete, patins, roller ou skate, usar sempre os equipamentos de segurança (capacete, joelheira e cotoveleira).

Abaixo algumas imagens do Ministério da Saúde sobre o uso de dispositivos de segurança no carro. 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web