Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

5 MOTIVOS PARA LER HISTÓRIAS ANTES DE DORMIR

12/04/2017

 

Ler para o seu filho antes de dormir é um dos hábitos saudáveis que toda infância deveria ter. Inclua esta atividade na rotina e descubra momentos prazerosos e únicos:

1. Ler para seu filho cria uma conexão especial

Isso acontece por vários motivos. Para muitas crianças, a hora de dormir não é das mais fáceis, já que é uma das poucas horas em que ela fica completamente sozinha. Por isso, ao ler a seu lado, você ajuda a criar um senso de segurança e cumplicidade para seu filho, o que é benéfico não só para a hora de dormir, mas também para reforçar o relacionamento entre pais e filhos no dia a dia.

2. Ler é relaxante a ajuda a dormir

Se seu filho dorme ainda no começo da história, não significa que a história não seja boa ou que você esteja fazendo algo errado. Isso, na verdade, demonstra o quão confortante e relaxante a sua voz é para a criança.

3. Uma pausa importante nos eletrônicos

As luzes de telas de computador, telefone ou celular ou tablet têm um efeito que confunde a nossa mente sem sabermos, “enganando” nosso corpo a pensar e agir como se ainda fosse dia. Por isso, tente evitar essas luzes depois do anoitecer. Troque as telas por um bom livro e o seu ciclo de sono (e de seu filho) funcionará da maneira correta.

4. Ler para seu filho estimula aspectos importantes

A leitura traz inúmeros benefícios, e alguns deles são muito importantes durante a infância. Contar (e ouvir) historias estimula a imaginação e a criatividade, além de incentivar o hábito de leitura na criança. Crianças que têm contato com livros desde cedo possuem maiores chances de se tornarem ávidos leitores (e como sabemos, leitura é conhecimento!) mais tarde.

5. Ler é aprender

Você vai descobrir que ao ler para seu filho antes de dormir, você ensina e também aprende. Pode ser que a história ensine algo sobre animais, ou outros países, ou situações novas para seu filho – e as perguntas e comentários que os pequenos fazem também lhe ensinarão coisas novas e darão dicas sobre o que eles estão pensando ou sentindo.

 

 

 

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web