Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

07 atividades para fazer em casa nas férias de julho

03/07/2018

Julho chegou e com ele, as férias escolares. Esse período é essencial para a evolução escolar das crianças. Não somente é um momento de descanso para os desafios do próximo semestre, mas também uma oportunidade de passar mais tempo com a família e cultivar os laços que são fundamentais para o bem-estar e desempenho estudantil.


E foi pensando nisso que elaboramos essas sete dicas de atividades para você criar momentos únicos nessas férias de Julho! Confira:

 

1. Cinema em casa
Toda criança adora um filme de animação, mas nós adultos sabemos que esses longas ensinam muito mais do que músicas que grudam em nossas cabeças. Antes de ver o filme, converse ou elabore atividades que abordem o tema central da animação que vocês assistirão. Durante o filme, faça pipoca e guloseimas para que o cinema fique ainda mais gostoso.
Após o término da sessão, que tal conversar sobre o que foi visto? Veja se a criança consegue ligar as atividades ou conversas anteriores com o filme que foi exibido. Vai ser um momento único de aprendizado para a vida!

 

2. Prepare um piquenique
Os pequenos adoram quebrar as regras. Comer todos os dias sentados à mesa, no final das contas, é tedioso. O piquenique resolve isso de uma forma simples e prática. Quebra a rotina e ainda proporciona um momento em família muito gostoso.
Quer deixar a atividade educativa? Deixe a criança participar da elaboração do cardápio. Faça com que ela pense em todos os grupos alimentícios, o que pode ser consumido em maior ou menor quantidade e por aí vai. Desta forma, ela vai se sentir parte do processo e o piquenique será bem mais saboroso!

 

3. Visite os pontos turísticos e históricos de sua cidade
São em nossos anos iniciais que construímos nossa identidade. Por isso é muito importante valorizar nossas origens e os bons ensinamentos que elas trazem. Aproveite esse tempo livre para visitar os pontos turísticos e históricos da sua cidade, sempre tentando encontrar explicações para o surgimento e valorização daquele lugar.
Dica: elabore antes, em conjunto com a criança, um roteiro. Veja quais lugares ela se interessa mais e qual o melhor caminho para cada um deles. Depois, faça uma breve pesquisa sobre cada lugar e crie seu repertório! Seja o guia turístico de seus filhos!

 

4. Livro ou filme? Qual o melhor?
As atividades e tarefas escolares fazem com que os pequenos leiam constantemente. Mas, quando chegam as férias, os livros são deixados de lado. Que tal fazer um momento da leitura?
Todas as noites antes de dormir, ou em um outro horário que vocês combinarem, leiam um trecho de algum livro infantil. Desbravem juntos essa história. Ao final do livro, assistam à adaptação feita para o cinema! Discutam juntos o que mudou e qual é o mais legal. Assim, a criança aprende a comparar e elaborar seu senso crítico sobre as mídias que consome.

 

5. Momento para a arte
Criar estimula a criatividade! Estabeleça sempre um momento do dia para a arte. Pode ser a última atividade do dia, onde a criança pode expressar aquilo que ela mais gostou ou o que aprendeu nos momentos anteriores.
Dica: pense em um material a ser explorado por dia. Massinha, argila, tintas, canetinhas, giz, lápis de cor, entre outros. Desta forma a criança explora várias formas de se expressar artisticamente!

 

6. Crie o próprio brinquedo
E falando em expressão artística, que tal deixar a criança elaborar o próprio brinquedo ou a própria brincadeira? Deixe-a responsável pela diversão do dia. Você pode avisar no início da semana, por exemplo, qual o dia que será de responsabilidade dela. Isso dará tempo para que ela planeje e pense nos materiais necessários.
A criança irá se sentir relevante, além de aprender sobre planejamento e organização.

 

7. Elabore um álbum de fotos
Sugerimos esta atividade para o último dia de férias. Elabore um álbum de fotos com todos os registros do que foi feito. Use folhas sulfites e cole as fotografias nelas, deixando um espaço para a criança desenhar/escrever seus pensamentos e sentimentos sobre aquela atividade ou lição aprendida.
Ao final das férias, ela terá uma coleção de memórias e aprendizados incríveis construídos com você, e que serão levados para o resto da vida!

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web